CRB Nacional participa do Encontro da Iniciativa das Irmãs Católicas na Cidade do México

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

A Conferência dos Religiosos do Brasil participa do Encontro da Iniciativa das Irmãs Católicas 2025, que ocorre na Cidade do México e reúne trinta e três organizações de dez países da América Latina e do Caribe. O encontro, com o tema “Abraçar uma visão compartilhada: fortalecer as comunidades de esperança para promover o bem comum”, começou na quarta-feira, 29 de outubro, e vai até sexta-feira, 31 de outubro.

Representando a CRB Nacional, participa a Irmã Rosane Steffenon, assessora do Setor Projetos, que integra as atividades do evento. A presença da CRB busca fortalecer alianças e redes de colaboração que promovem a dignidade humana e o bem comum, em sintonia com a missão da Vida Religiosa Consagrada.

Entre os objetivos do encontro estão: fomentar espaços de participação, diálogo e troca de experiências; conhecer as necessidades das religiosas católicas na América Latina; compartilhar práticas e estratégias de ação; e promover o encontro sinodal entre congregações e instituições eclesiais e civis. O evento também busca aproximar lideranças religiosas, organizações sem fins lucrativos e o setor privado, ampliando as possibilidades de cooperação em projetos sociais e pastorais.

Participam do encontro representantes de organismos da Igreja, como o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, a Secretaria Geral do Sínodo, a Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, a União Internacional das Superioras Gerais (UISG), a Confederação Latino-Americana de Religiosos e Religiosas (CLAR) e o Centro de Investigação Aplicada ao Apostolado (CARA).

Na abertura, a Irmã Jane Wakahiu, LSOSF, Ph.D., fez o discurso de boas-vindas e destacou o sentido de comunhão e corresponsabilidade do grupo: “É bom estar aqui e dar graças por todo o caminho que já percorremos juntos. A presença de cada uma é importante. ‘Estou à porta e bato’; há alguém que chama, e precisamos escutar. Não é sobre a linguagem, mas sobre abrir o coração. Assim como se constrói uma casa, juntos estamos construindo esta casa”, afirmou.

Com uma programação que inclui momentos de escuta, reflexão e partilha, o encontro reafirma o papel das congregações religiosas na promoção da justiça, da paz e da integridade da criação. A participação da CRB Nacional, por meio da Irmã Rosane Steffenon, expressa o compromisso do Brasil em fortalecer redes de esperança e cooperação pelo bem comum.

Publicações recentes